Capa da postagem

Adquirir ou usar de um bem implica em certos riscos de acidentes ou danos a partir do momento em que temos ele em mãos. Justamente por isso, é muito comum o contrato de seguros para prevenir ou facilitar o reparo desses bens quando algum imprevisto acontece.

Quando contratamos um seguro, recebemos um documento que serve para formalizar o acordo e resguardar tanto o segurado quanto a seguradora. Este documento é a apólice de seguro.


Você conhece todos os detalhes e informações que giram em torno desse documento? Neste post trazemos informações para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto. Confira a seguir!

Quais as principais apólices de seguro?

Existem diferentes tipos de apólices com coberturas variadas e é bom entender as diferenças básicas antes de contratar o serviço de uma seguradora. Entender cada detalhe da apólice com clareza ajuda o segurado a se resguardar de quaisquer surpresas desagradáveis no momento de usar o seguro 

Apólice aberta e fechada

Basicamente, a diferença entre apólices de seguro abertas ou fechadas se baseia na possibilidade de adicionar ou não bens ou pessoas no seguro após a assinatura do contrato.

Apólices abertas aceitam esse tipo de alteração de forma que o seguro pode ser modificado para cobrir mais bens de acordo com as preferências do segurado. Já as apólices fechadas seguem à risca o que está no contrato e só asseguram os bens ou pessoas previamente registrados, não havendo possibilidade de adição ou exclusão desses itens do acordo.

Apólice compreensiva

Também conhecida como apólice multirrisco, essa modalidade cobre diferentes riscos de uma forma mais englobada. É considerada uma apólice com cobertura básica e funciona para proteger um bem de diferentes sinistros. Nesse caso, um veículo pode ficar assegurado contra furto, roubo, incêndio ou desastres naturais, por exemplo.

Apólice de riscos nomeados

Como o próprio nome diz, esse tipo de apólice assegura apenas os riscos predeterminados em contrato. O acordo do segurado com a seguradora se torna mais personalizado visto que o contratante determina exatamente o que o seguro vai ou não cobrir.

Apólice contra danos a terceiros

Esse tipo de apólice determina que a seguradora reembolse valores de possíveis indenizações caso o segurado cause danos a terceiros. Em um acidente de carro, por exemplo, o seguro vai arcar o valor correspondente a danos materiais ou corporais causados em outros pelo contratante.

Quais informações aparecem na apólice?

Como a apólice é a formalização de um acordo, nela conseguimos encontrar informações básicas e necessárias determinadas na negociação. Dados do segurado e da seguradora, especificações do seguro e o mais importante: o número da apólice de seguro. Esse número é o registro da identidade da apólice, e é sempre bom ter em mãos caso necessite de forma imediata.

Quando é emitida?

Uma vez que a proposta é enviada para a seguradora, e através de análises e possíveis vistorias ela aceita realizar o seguro, a apólice é emitida em até 15 dias após o início do contrato. Vale lembrar que durante esse período, o bem fica automaticamente assegurado de forma provisória.

Ao contratar um seguro, é interessante entender detalhes de como a cobertura funciona para alinhar expectativas sobre o serviço oferecido. Entretanto, se o segurado desejar fazer alguma alteração na apólice, basta contactar o corretor e seguir os procedimentos.

O artigo esclareceu suas dúvidas sobre apólice de seguro? Siga nossos perfis no Instagram e no Facebook e fique por dentro de mais assuntos como esse.