Capa da postagem

O uso de câmeras de segurança não é algo novo, porém o avanço da tecnologia, barateamento de equipamentos e o acesso das pessoas a informações contribuíram com o aumento da procura pela instalação desses dispositivos em residências para trazer tranquilidade e segurança.

Ter uma câmera de segurança residencial hoje, permite ao dono da residência ou qualquer pessoa que tenha acesso às imagens, acompanhar em tempo real de dentro do próprio lar ou a quilômetros de distância, qualquer movimento suspeito na área da casa ou apartamento, além de proteger o local contra roubos e acidentes.

Diante de tantos tipos e tecnologias diferentes, de início pode ser um pouco confuso entender qual câmera melhor atende às necessidades de quem busca esse tipo de serviço. No texto, vamos explicar sobre tipos de câmeras de segurança residencial e quais os critérios a serem avaliados antes de escolher a melhor opção. Continue lendo!

Tipos de câmera de segurança residencial

Dentre tipos diferentes de câmera, há uma variação de tamanhos, tipos de lente e um detalhe muito importante é a escolha da resolução de imagem. Opções discretas pedem equipamentos de tamanhos menores. Lentes diferentes também podem abranger áreas diferentes. Tudo isso depende, claro, dos objetivos de quem adquire o equipamento.

Apesar de existirem detalhes variados na hora da compra de uma câmera de segurança residencial, vamos seguir com algumas características principais para auxiliar na escolha do equipamento.

Câmeras olho de peixe

Este tipo de câmera tem como objetivo cobrir totalmente uma área. Sua lente, chamada de olho de peixe – ou no termo inglês “fisheye” – possui uma visão de 360 graus e não possui pontos cegos. Ela pode ser usada em salas e cômodos que guardam pertences importantes que precisam de uma segurança extra.

A única desvantagem desse tipo de câmera é que por conta da lente, as imagens sofrem distorção. A escolha deste equipamento deve levar em consideração o objetivo da câmera.

Câmeras com mobilidade

Esse tipo de câmera também consegue cobrir diversos ângulos graças à sua capacidade de movimento e em alguns casos específicos, zoom. É possível encontrar no mercado, aparelhos que têm o movimento acionado por sensor de barulho, como infravermelho. Essa câmera é recomendada para lugares mais amplos, que precisam registrar detalhes.

Câmeras com infravermelho

Câmeras de segurança com infravermelho dispõe de uma tecnologia que capta ondas de calor através da emissão de raios infravermelhos. 

Sabe aqueles tipos de imagem que tem uma variação na graduação de cores onde o vermelho representa áreas quentes e o azul áreas frias? Esse tipo de câmera é perfeito para ambientes com baixa iluminação ou situações que seja extremamente necessário registrar imagens durante o período da noite.

Câmeras de CFTV

A sigla CFTV se refere a Circuito Fechado e TV. Esse sistema de captação de imagens pode ser feito tanto por câmeras analógicas quanto digitais. As imagens podem ser acompanhadas em tempo real por monitores que são conectados à rede central ou posteriormente nos arquivos de registro.

Câmera Wi-Fi

A maior vantagem de câmeras wifi é a praticidade de conseguir ver imagens da residência em tempo real e à distância da tela de um computador ou smartphone. Essas câmeras são conectadas à rede de internet e uma de suas maiores vantagens é oferecer por meio de aplicativos, notificações de alerta quanto há alguma movimentação na área de proteção.

Escolhendo a câmera ideal

Antes de adquirir um uma câmera de segurança residencial, pense que o objetivo da compra vai influenciar no modelo a ser escolhido. Não arrisque comprar um modelo por achismo, que corra o risco de não atender às necessidades tanto pessoais quanto do ambiente. 

De nada vale gastar muito dinheiro em uma câmera de primeira linha, se ela não tiver visibilidade e puder identificar um intruso em um momento inoportuno.

Considere a necessidade de segurança

Qual é o objetivo da aquisição da câmera de segurança residencial em questão? Ter cobertura visual da entrada de um lugar para proteção contra roubos ou acidentes da natuais? Vigiar a parte externa de uma residência ou dar mais segurança a algum cômodo específico?

Ter clareza do porquê o sistema vai ser instalado é o primeiro passo para entender qual é a melhor câmera a ser instalada.

Verifique o local de instalação

As características do local de instalação de uma câmera de segurança residencial são cruciais para a escolha do dispositivo. Detalhes como iluminação, quinas e paredes que podem deixar pontos cegos determinam a abrangência de imagens.

Um especialista com experiência e pode identificar possíveis problemas na instalação e auxiliar na escolha do melhor equipamento para um determinado local.

Veja a infraestrutura disponível

Outro detalhe importante para a instalação de uma câmera de segurança residencial é a infraestrutura disponível. De nada adianta instalar câmeras wifi em locais que não tem acesso à internet, como casas de campo, por exemplo. Avalie quais são as limitações do local para não fazer uma escolha de equipamento errado.

Defina o objetivo da captura das imagens

Detalhe muito importante: a qualidade das imagens faz toda diferença na hora que realmente utilizamos uma câmera de segurança. Se o propósito for identificar pessoas, uma câmera com baixa resolução não vai atender à demanda de segurança.  

Definir como as imagens serão usadas posteriormente ajuda a filtrar modelos de câmeras que atendam as expectativas e soluções do sistema de segurança.

Diante de tantas informações, escolher uma câmera de segurança residencial não é tão simples, mas é perfeitamente possível com uma pesquisa e se pudermos contar com o expertise de um profissional qualificado. 

A presença de uma câmera de segurança ajuda a garantir a segurança de nossas residências e famílias, gerando conforto e tranquilidade no dia a dia. 

Junto com ela, uma das melhores formas de assegurar a proteção de bens materiais, é a contratação de um seguro residencial para o seu lar. E para isso, você pode contar com a SCALA SEGUROS. Oferecemos coberturas variadas que atendem diferentes necessidades, além de proteger a moradia contra eventuais acidentes, e você ainda pode contar com uma lista de profissionais experientes e de confiança para serviços de reparo e cuidados com a casa ou apartamento.

Conseguiu aprender mais sobre câmeras de segurança e se interessou por um seguro residencial? Confira nosso outro post e esclareça suas dúvidas sobre o que o seguro pode trazer para você!