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A calibragem de pneus é uma etapa imprescindível para a utilização e bom funcionamento de qualquer veículo sobre rodas. Ela pode ser realizada em qualquer posto de gasolina pelo próprio condutor ou com ajuda de um funcionário.

Apesar de ser uma atividade frequente no dia a dia de quem dirige, pilota ou pedala, muitas vezes só lembramos de fazê-la quando pegamos estrada ou fazemos um percurso mais longo que exige manutenção e outros cuidados. 

A calibragem correta influencia na segurança de pessoas na via, no aumento da vida útil do veículo e até no consumo de combustível. Apesar de entendermos os benefícios de se manter a calibragem em dia, nem sempre temos o conhecimento adequado sobre especificações e boas práticas na hora de encher pneus. Dito isso, continue no texto e descubra como calibrar pneu da forma correta!

Dicas básicas para calibragem de pneus

Apesar de ser uma tarefa simples de ser feita, existem recomendações que contribuem com a melhora do desempenho e duração dos componentes do veículo. Ter conhecimento de dicas básicas ajuda a entender o processo e evitar erros na hora de calibrar pneus.

A recomendação é de que a calibragem seja feita a cada 15 dias para manter a pressão regulada e preferencialmente quando o pneu estiver frio, ou seja, com a temperatura igualada à do ambiente. Para isso, é bom evitar percorrer longas distâncias e fazer a calibragem. O ideal nessas circunstâncias é esperar um tempo para o pneu esfriar ou ir a um posto que esteja a no máximo 3 km de rodagem do ponto de partida do veículo

Pneus quentes sofrem alteração na borracha que faz com que aguentem pressões maiores, assim desregulando a calibragem e acarretando em uma série de problemas como:

  • propensão a furos e estouro do pneu;

  • desvios de direção;

  • desalinhamento do veículo;

  • redução de estabilidade e da capacidade de frenagem pelo aumento da distância. 

Entendendo a frequência e as condições ideais para a calibragem do pneu, o mais importante é saber a pressão adequada para os pneus, considerando o tipo de veículo, a carga, o aro da roda e até o tipo de terreno em caso de bicicletas. 

O aparelho de calibragem de pneu, presente em qualquer posto de combustível possui um sistema automático que lê e compara a pressão interna do pneu e da mangueira com a programada no início do processo. Na dúvida ao escolher o número em libras, sempre confira as especificações no manual do veículo. Caso não tenha o manual, é possível buscar esse tipo de informação na internet. 

Na sequência, confira mais detalhes sobre calibragem em diferentes veículos. 

Como calibrar pneu de moto

A motocicleta, por ser um veículo sobre 2 rodas, não possui tanta estabilidade quanto um carro, logo qualquer alteração em termos de alinhamento e direção é perceptível e tem um efeito maior na rodagem.

Uma dica para acertar na calibragem de pneu de moto, é considerar o tipo de solo em que vai ser feito o percurso. Motos que rodam em solo terroso encontram irregularidades, pedras e precisam de aderência, a calibragem recomendada é mais baixa. 

Para longos percursos em rodovia, já é recomendada uma calibragem mais alta. No asfalto, o pneu mais cheio absorve menos impacto, reduz o esforço do motor aumentando a velocidade, o desempenho na estrada e a economia de combustível. 

No caso das motos, vale lembrar que o pneu dianteiro pede uma calibragem menor que o traseiro, e que a carga deve ser levada em consideração na hora de escolher a pressão correta. As calibragens, no entanto, devem ser sempre feitas respeitando as recomendações do fabricante. 

Como calibrar pneu de carro 

Carros possuem mais estabilidade por rodarem sobre 4 apoios, então desvios na direção já não são tão perceptíveis. No entanto, isso é mais um motivo para manter a calibragem e os cuidados com o carro em dia.

Assim como qualquer veículo, siga as indicações do manual, mas considere também o peso que o carro vai transportar. Para fazer viagens seguras, deve ser considerada a quantidade de passageiros e de bagagem, respeitando a carga máxima suportada pelo veículo e sua respectiva calibragem.

É importante verificar a calibragem dos 4 pneus, visto que uma diferença pode distribuir o peso do veículo incorretamente e afetar o desempenho na estrada. Além disso, problemas no alinhamento podem surgir prejudicando a direção.

Lembre-se também, de sempre calibrar o estepe, afinal ele está como uma reserva para imprevistos e de nada adianta ter um pneu extra que está descalibrado.

Como encher pneu de bicicleta no posto

Assim como a moto, bicicletas não possuem tanta estabilidade e a diferença de calibragem pode afetar a direção de forma mais visível. 

Ao escolher a pressão adequada para calibrar pneus de bicicleta, os itens básicos a serem considerados são o peso do ciclista, o tipo de terreno que ele vai percorrer e o aro da roda. Aros de parede dupla aguentam altas pressões, enquanto os de parede simples apresentam menos resistência. 

Bicicletas podem ser usadas para a modalidade mountain bike ou corridas no plano asfaltado. No caso de terrenos irregulares usados para trilhas, é recomendada a calibragem mais baixa pois percursos com terra e areia exigem uma tração maior nas rodas. Por ser um esporte de risco, vale a pena considerar um seguro nessa situação.

No caso de asfaltos, é necessário uma calibragem mais alta, próxima do limite, para facilitar o deslocamento aumentando velocidade e desempenho. Vale lembrar que quanto mais fino, mais alta a calibragem do pneu.

Em qualquer um dos casos, confira o manual do fabricante, ou especificações na lateral do próprio pneu.

Como já mencionado, a calibragem correta dos pneus é responsável tanto pela segurança do condutor e passageiros quanto pela durabilidade do veículo e a pressão adequada deve ser respeitada para evitar maiores problemas.

Se a calibragem de um pneu for maior, a tendência é as laterais do pneu levantarem, diminuindo a área de contato do mesmo com o solo, perdendo justamente esse apoio e aumentando a distância percorrida de quando os freios são acionados até a parada total, podendo resultar em acidentes.

No caso de uma calibragem menor, a área do pneu que entra em contato com o solo sofre alterações, e a rodagem nestas situações aumenta o  risco da borracha do pneu desenvolver bolhas, trincas, e inclusive deformações na roda. Além de provocar desconforto na hora de dirigir, a calibragem mais baixa reduz a vida útil dos componentes e aumenta o consumo de combustível onerando em custos.

Com as informações do texto sobre como calibrar pneu, agora fica fácil saber o que fazer antes de pegar estrada.

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