Capa da postagem

Estamos entrando naquela época do ano em que nos reunimos com pessoas queridas, compartilhamos momentos e saboreamos um banquete com nossas comidas natalinas preferidas. Para muitas pessoas, o Natal traz uma atmosfera de acolhimento, segurança, união e aconchego, e o ambiente físico contribui muito para promover essas sensações.

Dito isso, você já tem ideia de como decorar a casa para o Natal? Selecionamos dicas para deixar sua residência com um clima aconchegante e acolhedor com a temática natalina – sem deixar de lado a segurança da sua família. Continue no texto!

1. Capriche na montagem da árvore de Natal


Árvores enfeitadas são símbolos tradicionais da celebração do Natal no fim do ano. De diversos tamanhos e até materiais, a decoração tem uma gama enorme e pode atender a todos os gostos e desejos.

Para uma decoração mais harmônica, pesquise opções de paleta de cores, escolha suas combinações preferidas e procure itens que sigam a mesma estética. Bolas decorativas, flores, pequenos objetos que representem o espírito natalino e até que tenham um significado importante para a família podem ser usados como pingentes na árvore.

Outro item popular que é sempre utilizado nas decorações de Natal, é o pisca-pisca. Com formatos e lâmpadas diferentes, eles dão um toque a mais na árvore natalina e no ambiente. 

Antes da montagem, examine a condição do pisca-pisca. Verifique se os fios estão devidamente protegidos, confira a voltagem das tomadas e evite o uso de “Ts” para assim evitar choques, faíscas ou incêndio. Dessa forma, fica mais fácil manter a segurança da residência.

2. Faça uma árvore de Natal na parede


Nem sempre a decoração natalina precisa ter como centro uma tradicional árvore no canto da sala. Existem diversas opções de decoração, inclusive para pessoas que preferem estéticas mais minimalistas, e uma representação da árvore de Natal na parede pode ser uma delas.

Primeiramente, decida o tamanho e o material a ser utilizado na confecção da árvore de parede. Ela pode ser feita a partir de colagens, escritas caligráficas, bolinhas de Natal coladas na parede, pedaços de tecido, dobraduras e até livros empilhados seguindo o contorno de um pinheiro, para amantes de leitura.

Se houver necessidade de furar a parede para instalação de um suporte que sustente a decoração escolhida, verifique o mapa hidráulico e elétrico do local. Um furo no lugar errado pode causar acidentes, problemas na estrutura da residência e necessidade de reparo posteriormente.

Decida o formato, trace um esboço na parede, escolha a combinação de cores desejadas e comece a montagem certificando que não haja fios, tubos e obstáculos no local.

3. Coloque uma guirlanda na porta de entrada


“Não gosto muito de árvores ou de fazer criações complexas na parede, como decorar a casa para o Natal de forma mais simples?”: a resposta está em itens que, mesmo pequenos, carregam o simbolismo natalino por sua tradicionalidade. E esse é o caso das guirlandas!

Veja o tamanho da sua porta de entrada e defina um tamanho adequado para a guirlanda. Existem modelos prontos no mercado com diversas opções de cores e designs para quem gosta de praticidade. 

Já para quem gosta de projetos e criações, há modelos de guirlandas disponíveis na internet para montagem própria. Basta um aro firme e criatividade para confeccionar uma guirlanda personalizada. Existem opções simples feitas de tiras de tecidos, cordões que imitam folhagens, bolas de Natal e até bombons embalados.

Para evitar danos na estrutura da porta, limpe a superfície e utilize ganchos adesivos que podem ser removidos posteriormente.

4. Aposte nas cores vermelho e verde


Apesar de existir uma variedade de cores e combinações que podem ser utilizadas na decoração de natal, itens que utilizamos no dia a dia que podem ser mais subjetivos, como almofadas, tapetes, aparelho de jantar, guardanapos, podem trazer a nuance natalina se estiverem nas cores verde e vermelho.

Procure objetos com tonalidades das duas cores e faça testes posicionando e organizando eles de forma harmônica no ambiente. Capas de almofada possuem um custo baixo e podem ser utilizadas ano após ano, assim como outros objetos na casa. 

Experimente também renovar algum objeto antigo, utilizando pintura para dar vida nova ao item e aproveitar para a decoração de Natal. Para os mais ousados, vale pintar uma das paredes. Escolha tintas atóxicas para manuseio com segurança.

5. Coloque velas no ambiente


Velas são outro símbolo natalino, e podem decorar tanto a mesa de jantar quanto mesas de centro e aparadores. Luzes de velas trazem aconchego e conforto para qualquer ambiente e tem tudo a ver com o Natal, já que a celebração remete à união de famílias e a celebração da vida de Cristo.

Apesar das cores verde e vermelho remeterem ao Natal, é possível encontrar uma variedade de tons e paletas de cores que elevam a decoração natalina para outro nível. Explore combinações de cores quentes, e procure velas que tenham essências atraentes como de frutas ou amadeiradas, como a canela, sândalo e cedro.

Se for acender velas, preste muita atenção ao ambiente e às circunstâncias da celebração. No caso de ter presença de crianças, prefira colocar as velas fora do alcance dos pequenos para evitar acidentes. Fique atento também à localização das velas. 

Para prevenir incêndios, não coloque nem esqueça desse item aceso perto de produtos inflamáveis, tais como cortinas, camas e produtos de beleza. Ainda pensando em prevenção de acidentes: sob hipótese alguma, deixe velas acesas sem ninguém no ambiente.

6. Enfeite a mesa com o tema


Outra opção de como decorar a casa para o Natal é caprichar na mesa principal onde o banquete toma lugar. Como mencionamos no uso das cores verde e vermelho, objetos podem contribuir com a atmosfera natalina mesmo não sendo explicitamente decorações de Natal.

Na mesa de jantar, escolha uma toalha bonita, um aparelho de jantar especial e um enfeite de centro. Além da toalha, existem outros itens que podem aperfeiçoar ainda mais a decoração de Natal, como caminho de mesa, jogo americano, guardanapos de tecido e anéis de guardanapo.

Para a decoração do centro da mesa, use a criatividade. Colocar um arranjo central de pinhas, arranjo de flores com bico de papagaio, e até cestos de frutas típicas dessa época do ano. 

No caso de velas, certifique-se de que elas estejam afastadas de materiais que possam pegar fogo. Coloque-as em castiçais e recipientes que ajudem a evitar acidentes. Vale de tudo para deixar a sua mesa ainda mais convidativa para o banquete, desde que em segurança!

7. Decore a área externa 


A área externa é a primeira impressão para quem chega na residência para a comemoração natalina. Decorar os jardins e as janelas e entradas da casa ou do apartamento são ótimas opções para quem quer uma decoração um pouco maior e chamativa.

Explore enfeites, pisca-piscas, troque lâmpadas ou coloque mini holofotes na tonalidade verde e use esculturas, bonecos e decorações natalinas para compor o ambiente externo. No mercado, existem diversas opções disponíveis para compra. Em caso de estruturas maiores, certifique-se de que elas estejam devidamente instaladas e presas com segurança.

Agora que você leu nossas dicas de como decorar a casa para o Natal, basta colocar a mão na massa, escolher as peças e montar sua decoração.

Dica bônus para quem vai decorar a casa para o Natal


A parte decorativa é uma das mais proveitosas! No entanto, é importante lembrar de ter atenção às instalações elétricas ou aparelhos que envolvem chamas.

A combinação de iluminação extra, velas e objetos inflamáveis pode causar incêndios – especialmente porque, na época do Natal, esses objetos são usados em decorações (como pisca-pisca, por exemplo). 

Gostou das dicas do texto? Siga nossos perfis no Facebook e Instagram e fique por dentro de mais conteúdos interessantes como este!