Capa da postagem

Incêndios domésticos são incidentes que podem ocorrer a qualquer momento, algumas vezes por um simples descuido e outras por razões completamente fora de nosso controle. 

Com origens que podem ser naturais, acidentais ou criminosas, é sempre importante aplicar medidas que ajudem a prevenir esse tipo de acidente, que pode ser fatal. Confira a seguir, 7 dicas sobre como evitar incêndios domésticos e comece a aplicá-las agora mesmo em sua residência. 

Como evitar incêndios domésticos

Como mencionado, algumas causas de risco de incêndio doméstico estão fora de nosso controle para prevenção, mas a boa notícia é que a maioria delas pode ser evitada, especialmente com práticas do dia a dia.

Verifique as condições do sistema elétrico periodicamente

A manutenção do sistema elétrico é essencial não só para o bom funcionamento da rede como também para a prevenção de curto circuitos que podem levar a incêndios. Os principais sinais de que o sistema tem problemas são a presença de calor e faíscas, mas é preciso avaliar a parte interna do sistema elétrico.

Com o tempo as fiações sofrem desgaste e deterioram, processo que se agrava principalmente em ambientes quentes. Nesses casos, o isolamento dos fios ressecam e se tornam quebradiços e para verificar a procedência dos mesmos, é recomendada uma inspeção visual e mecânica a cada 5 anos por precaução.

Pequenos sinais como mal funcionamento de apagadores, tomadas que continuamente faíscam quando ligadas já são motivo de alerta e recomenda-se que sejam trocados. As chaves disjuntoras também devem ser conferidas e deve-se verificar se não há aquecimento nos terminais de ligações.

Não deixe as tomadas sobrecarregadas

O uso de tomadas T, conhecidas popularmente como “Benjamin”, é muito usado principalmente em residências equipadas com muitos aparelhos. No entanto, essas tomadas não são recomendadas pois podem aumentar as chances de um incêndio.

Quando muitos aparelhos eletroeletrônicos são ligados em uma mesma tomada, há uma sobrecarga elétrica e consequente aquecimento da fiação. Caso o calor seja excessivo, a proteção do cabo pode derreter e provocar um curto circuito no sistema.

Fique atento especialmente a aparelhos que possuem bateria, pois os mesmos sofrem um aquecimento maior que aparelhos comuns e aumentam as chances de curto circuito.

Vale lembrar que mesmo que não haja nenhum curto aparente, com o tempo, a sobrecarga reduz a vida útil da fiação, podendo causar problemas futuros.

Use no-break

Muito usado na indústria e comércio, o uso de no-break é uma boa opção não somente para proteção de equipamentos eletroeletrônicos, como também da própria residência. 

Similar ao popular estabilizador, o aparelho serve para regular a voltagem dos sistemas elétricos quando há variação no fornecimento de energia. No caso do no-break, o diferencial se mostra quando há queda de energia, pois ele mantém o funcionamento dos equipamentos por meio de uma bateria interna.

Não deixe as bocas do fogão acesas sem usar

Com rotinas cada vez mais atarefadas é muito comum que pequenas coisas passem despercebidas no dia a dia. A falta de atenção às vezes nos leva a esquecer de desligar aparelhos, e até as bocas do fogão após usar. 

Por isso, sempre que não for possível ficar na cozinha ao preparar uma refeição no fogão, é recomendado apagar o fogo. Uma das causas mais frequentes no acontecimento de incêndios é a falta de atenção ao cozinhar.

Não armazene líquidos inflamáveis perto das fontes de calor

Líquidos inflamáveis merecem uma atenção especial e não podem ser armazenados em qualquer local. Fontes de calor podem aumentar as chances de uma explosão e consequentemente, incêndios.  

O ideal é colocá-los em armários de depósitos abrigados de luz e calor até para a conservação adequada desse tipo de produto.

Contrate profissionais especializados para fazer reparos na casa

Como mencionamos acima, é muito importante realizar uma checagem periódica nas estruturas elétricas. Não podemos esquecer que sistemas de distribuição de gás também contribuem para o índice de incêndios domésticos.

No caso de manutenção e reparos, contrate profissionais especializados que conhecem bem o tipo de serviço que estão fazendo. Erros simples podem ser fatais e nesses casos, um serviço mal feito pode colocar em risco todos os bens presentes da residência, inclusive a vida dos moradores.

Não deixe equipamentos eletrônicos carregando na cama

Apesar de ser um hábito comum, deixar equipamentos eletrônicos carregando em cima de camas, sofás ou superfícies revestidas de tecido deve ser evitado ao máximo. 

Aparelhos que possuem bateria tendem a aquecer enquanto são carregados, e a presença de uma camada de revestimento pode contribuir ainda mais para o superaquecimento. Atenção redobrada para tecidos sintéticos, que são sensíveis e podem acarretar em incêndios.

Quando viajar desligue todos os aparelhos da tomada

Dica simples de como evitar incêndios domésticos, desligar as tomadas de aparelhos quando for viajar ou ficar um período mais prolongado fora pode evitar incidentes no sistema elétrico e até a queima dos próprios aparelhos eletroeletrônicos.

Caso o morador já tenha planejado e a geladeira ficará sem produtos durante o período de viagem, pode-se até desligar o disjuntor para proteger o sistema elétrico de eventuais raios e garantir maior segurança. 

Como já afirmamos, nem sempre temos controle das circunstâncias e incidentes podem acontecer. Se mesmo com todas as dicas de prevenção, manutenção e cuidados com a rede elétrica ainda houver um incêndio, a melhor forma de lidar com o problema é manter a calma e realizar procedimentos de segurança.

Em primeiro lugar, retire as pessoas do lugar do incêndio. Chame o corpo de bombeiros discando o número de telefone 193 e desligue os sistemas elétrico e de distribuição de gás para evitar explosões.

Em situações como esta, contar com um seguro residencial que tenha esse tipo de cobertura pode ser de grande valia devido às consequências que um incêndio pode causar. O seguro protege o imóvel e objetos danificados pelo fogo. 

Outra vantagem do seguro é que seu valor para proteção contra incêndios é barata, fazendo com que as parcelas do seguro sejam ainda mais amigáveis.

Gostou do conteúdo sobre prevenção de incêndios do texto? Confira também nosso post sobre manutenção residencial e veja mais dicas de cuidado para sua residência!