Capa da postagem

Estamos tão acostumados com o acesso à água potável que esquecemos todo o processo pelo qual ela passa e os cuidados que devemos ter para que ela se torne própria para consumo humano. Apesar do processo de cloração, que elimina possíveis organismos patogênicos na água, é preciso manter a limpeza dos reservatórios em dia, especialmente os de nossa residência.

Com tempo, caixas d'água podem acumular resíduos sólidos que alteram a palatabilidade da água, modificando gosto, cor e até cheiro. Para evitar esse tipo de problema, o recomendado é limpar o reservatório de 6 em 6 meses. 

Então, como lavar a caixa d’água? Separamos um passo a passo para você entender o processo de limpeza e manter a qualidade da água em sua residência. Confira a seguir.

Reúna os equipamentos necessários

Antes de iniciar qualquer procedimento, separar as ferramentas e equipamentos necessários para a limpeza é essencial para não interromper o processo caso algo esteja faltando. Afinal, quanto mais tempo durar a higienização da caixa, menos tempo de fornecimento de água a residência terá.

Empresas especializadas possuem aspiradores e produtos químicos específicos que ajudam na lavagem da caixa, mas geralmente não é o caso de nós moradores. No entanto, é possível fazer a limpeza da caixa d'água com ferramentas simples: separe um par de luvas, uma escova de nylon limpa, água sanitária, balde e panos limpos.

Feche o registro

Com os materiais necessários separados, o primeiro passo é interromper o fornecimento de água para a caixa. Para isso, basta fechar o registro de alimentação do reservatório.

Esvazie a caixa d’água

O segundo passo no processo de como lavar a caixa d’água é esvaziar a caixa. Leve em consideração que, a menos que você utilize o volume de água ou coloque em algum outro reservatório para outras finalidades, ela vai ser desperdiçada.

Uma ótima alternativa é programar a limpeza do reservatório e fechar o registro com antecedência, de forma que a caixa não mantenha a capacidade total, e o líquido seja utilizado fazendo assim com que o volume de água diminua pelo devido uso, evitando desperdícios.

Não se esqueça de tampar a saída da caixa d'água para evitar que resíduos e produtos de limpeza passe para a tubulação de abastecimento da residência e deixar aproximadamente um palmo de água para realizar a higienização.

Comece a limpeza usando os produtos certos

Para limpar, basta aplicar água sanitária e esfregar as paredes e fundo da caixa d’água com a escova de nylon. Não é necessário adicionar nenhum outro tipo de produto, como sabão ou desinfetantes perfumados, além da água sanitária.

Enxugue a caixa d’água

Uma vez que as paredes foram esfregadas e a sujeira está desprendida das paredes da caixa, pode-se retirá-la com auxílio de um balde, pá ou panos limpos. O importante é tirar a maior quantidade de resíduos possível.

Encha o reservatório

Assim que a caixa estiver limpa, recomenda-se abrir o registro e encher a caixa até aproximadamente metade de sua capacidade e adicionar água sanitária. A proporção adequada é de 1 litro de água sanitária para cada 500 litros de água. Deixe o líquido descansar por duas horas dentro do reservatório.

Libere a saída

Passadas as 2 horas recomendadas para descanso da água armazenada, libere a saída para que o líquido desça pelo encanamento. Mas atenção! Essa água não é potável. Utilize-a somente para atividades como lavar calçadas ou dar descarga.

Volte com o abastecimento

Com a caixa d’água vazia, é possível retornar o fornecimento de água para o reservatório. Basta abrir o registro inicial, assim completando o processo de limpeza e reabastecimento de água na residência.

Depois desse passo a passo de como lavar caixa d’água, até que não é tão complicado, não é mesmo? Não se esqueça de tampar o reservatório para evitar a entrada de resíduos e animais, o que ajuda a manter a qualidade da água por mais tempo.

Fique atento também ao estado do material da caixa d’água. Aproveite o momento da limpeza da caixa para inspeção do estado do reservatório que é um dos itens da manutenção residencial. Depois de um certo tempo de durabilidade é possível encontrar rachaduras ou porções quebradas que podem influenciar na qualidade da água.

No caso de dar muito trabalho, ainda assim é possível contratar empresas especializadas para realizar o serviço com segurança e rapidez e até contar com um seguro residencial para facilitar sua vida.

Gostou do nosso passo a passo? Compartilhe nosso post nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso às dicas!