Capa da postagem

Descobrir que o pneu está furado é uma daquelas surpresas desagradáveis que torcemos ao máximo para não enfrentar quando estamos dirigindo. Entretanto, quem usa carro vai passar por isso pelo menos algumas vezes: não tem como fugir.

Pregos, pedaços de vidro e buracos na pista são as principais causas de furos no pneu. Como consequência, um pneu furado pode danificar a roda, a suspensão, desalinhar a direção e em casos mais graves até causar capotamento do veículo e acidentes envolvendo outros carros. 

Como saber se o pneu está furado? Confira no texto as principais maneiras de detectar o problema.

Fique atento a trepidações 

A sensação de trepidação no veículo é um grande sinal de que o pneu pode estar furado. Quando o pneu esvazia, o peso do carro faz com que a roda comprima a borracha no asfalto lacerando a mesma e assim provocando ondulações. 

Essas ondulações fazem com que o automóvel sofra pequenos movimentos sutis de subida e descida sobre a borracha danificada, causando vibração na direção.

Veja se o pneu está murcho

A forma mais básica e rápida de saber se o pneu está furado é a verificação visual. Antes de entrar no automóvel e dar partida, circule o veículo e veja a condição de cada um dos pneus. 

Pneus baixos podem ser sinal de furo ou falta de calibragem adequada. Em qualquer um destes casos, o pneu vai apresentar uma altura diferenciada, juntamente com um abaulamento das laterais devido à baixa pressão interna e ao peso do carro.

Caso o pneu permaneça baixo sem sinal de furos, uma dica é verificar a válvula de vedação de pressão.

Verifique a presença de pregos

Nem sempre é fácil identificar a presença de pregos no pneu. Isso se deve ao fato de que não temos visão total da banda de rodagem quando ele está acoplado ao veículo. Mesmo assim, vale a pena dar uma verificada rapidamente antes de ligar o carro.

O recomendado caso haja suspeita de algo errado com o pneu, é levá-lo ao borracheiro para verificação, reparos ou a troca do mesmo.

Observe se há redução do desempenho ao dirigir

Outra forma de detectar se o pneu está furado é observando o desempenho do veículo na pista. 

Normalmente furos na dianteira deixam o sistema de direção pesado devido ao alto atrito do pneu no asfalto. Por outro lado, furos no eixo traseiro provocam baixo desenvolvimento na velocidade do veículo.


Sinta a direção ao pisar no freio

Uma das formas mais efetivas de saber se um dos pneus está furado ou murcho, é através da direção. Quando o carro está em movimento, no instante que pisamos no freio, pneus descalibrados tendem a deslocar o veículo para uma das laterais, saindo da rota. Sentir esse desvio é um sinal para parar o carro no acostamento e fazer uma checagem rápida.

Furos em pneus são imprevisíveis e eventualmente acontecem. Para tentar evitar esse problema, mantenha o pneu em bom estado com a calibragem correta e evite sempre que possível passar por buracos e objetos cortantes caso estejam visíveis na pista.

Agora que você aprendeu como saber se o pneu está furado, é hora de fazer sua própria checagem e ficar atento nas próximas viagens com o veículo. Vale lembrar que cuidar dos pneus é uma parte da manutenção do veículo, e é importante estar com os cuidados do carro em dia. E caso identifique o pneu furado, acione o seguro!

Gostou do conteúdo do texto? Comente no post e compartilhe sua experiência com esse tipo de situação!