Capa da postagem

Quando dirigimos, por vezes precisamos passar por alguns contratempos não muito agradáveis, como furar um pneu por exemplo. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, trocar pneu é um processo fácil e rápido, desde que se tenha conhecimento dos passos a serem seguidos.

Confira a seguir um passo a passo prático de como trocar o pneu do carro, para que você saiba exatamente o que fazer quando se encontrar nessa situação.

1. Escolha um local para estacionar

A escolha de um local seguro é imprescindível para trocar um pneu. Sempre que possível busque lugares iluminados e adequados. Evite ao máximo áreas depois de uma curva, especialmente em rodovias.

Evite também planos inclinados de forma a evitar que o carro deslize enquanto a troca de pneu é feita. Caso não haja opção, engate o freio de mão, a primeira ou a marcha a ré e reforce a estabilidade do carro colocando pedras ou objetos pesados na frente das rodas dianteiras ou atrás das traseiras, dependendo da direção da inclinação.

2. Faça a sinalização

Uma vez que o local para a troca de pneu foi determinado, tenha certeza de que todas as formas de sinalização estejam adequadas. Antes mesmo de sair do carro, ligue o pisca-alerta.

O triângulo de sinalização, item de segurança básico, deve ser colocado a cerca de 30 metros do veículo. É possível também reforçar o sinal posicionando galhos na pista.

3. Pegue o estepe e o macaco

Localize e pegue o estepe e o macaco para realizar a troca. Normalmente eles ficam localizados no porta-malas do carro, mas modelos diferentes de veículos podem carregá-los em locais diferentes. Na dúvida, o manual do veículo contém todas as informações necessárias para diferentes procedimentos.

4. Levante o veículo

Posicione o macaco no local adequado, de forma que esteja firmemente apoiado no solo para levantar o carro com estabilidade e segurança. Geralmente o local é identificado por um triângulo na lataria do carro, perto do pneu a ser trocado

Após o posicionamento adequado, comece a levantar o veículo de forma que a roda ainda fique apoiada no plano.

5. Afrouxe os parafusos

Com a chave de roda, afrouxe os parafusos sem retirá-los completamente.

6. Faça a troca do pneu pelo estepe

Uma vez que os parafusos estão afrouxados, use o macaco para continuar levantando o veículo até a roda ficar suspensa e solta. Solte os parafusos e faça a troca do pneu danificado, pelo estepe. 

7. Coloque os parafusos novamente

Assim que o estepe estiver posicionado, coloque os parafusos novamente para prender a roda. 

8. Desça o carro

Use o macaco para fazer o processo contrário e descer o carro de forma que o estepe fique apoiado no solo.

9. Aperte os parafusos

Uma vez apoiado no plano, aperte os parafusos e certifique-se de que a roda esteja realmente presa. Retire o macaco e pronto! Sua troca foi realizada!

Não é tão complicado, não é mesmo? Sabendo exatamente as etapas de como trocar o pneu do carro, é possível solucionar esse tipo de problema de forma simples e rápida sem necessariamente depender de outras pessoas.

Vale relembrar que para prezar pela segurança do veículo e da pessoa que vai trocar o pneu, usar a sinalização e o espaço apropriado de um acostamento sinalizado e com boa visibilidade são essenciais. 

Evite ao máximo parar em curvas ou locais mal iluminados, que não contribuem com a boa visibilidade de outros motoristas na via. Preze não só pela própria segurança, mas também pela de outros motoristas e passageiros.

E aí vai uma dica: não se esqueça de calibrar o estepe. Apesar de ele ficar guardado, nunca sabemos quando precisamos do mesmo.

Aprendeu como trocar o pneu com nosso post? Siga nossos perfis no InstagramFacebook para ficar por dentro de mais conteúdos relevantes!