Capa da postagem

O uso de veículos para transporte está bem enraizado em nossa sociedade, seja para uso pessoal, para transporte de cargas, entrega de produtos ou prestação de serviços. Com um número alto de veículos em uso constante e o tamanho do Brasil, o número de consumo de combustíveis chega à casa da centena de bilhões de litros anualmente.

Apesar do grande volume de consumo, a alta dos preços atrelada à inconstância do mercado deixa os brasileiros à mercê dos valores finais nas bombas na hora de abastecer e, consequentemente, com um custo cada vez maior no orçamento. 

Com isso em mente, vamos explicar sobre a diferença entre tipos de combustível e mostrar algumas dicas para economizar combustível e diminuir os gastos na ponta do lápis. Confira no texto!

Diferenças entre tipos de combustíveis

Dentre os tipos de combustíveis mais populares no mercado, estão a gasolina, o diesel, o etanol e o GNV (Gás Natural Veicular). A gasolina e o diesel tem como matéria prima o petróleo, enquanto o etanol utiliza a cana de açúcar como base de produção, e o GNV é extraído de alguns compostos minerais.

O GNV é o combustível de maior custo benefício, entretanto, ele exige adaptações no carro e um custo inicial elevado, que apesar de compensar bem rápido na economia e eficiência do GNV, não possui tantos adeptos dispostos à modificação.

O diesel é destinado a veículos mais pesados, enquanto a gasolina e o etanol são utilizados em veículos mais leves. No caso do etanol e da gasolina, apesar de o etanol apresentar combustão completa, ele é menos rentável que a gasolina quando consideramos quilômetros por litro. 

Há também a variável dos preços, que vai influenciar na decisão de qual opção terá o melhor custo benefício. Para isso, é possível fazer um cálculo básico para auxiliar na escolha: divida o valor do litro da gasolina pelo valor do litro do etanol. 

Se o resultado for um valor inferior a 0,7 o álcool é mais rentável. Caso seja maior que 0,7, opte pela gasolina. A regra é antiga, mas é possível que haja variações em termos de rentabilidade de cada tipo de combustível devido a novas tecnologias aplicadas nos veículos.

Dicas para economizar combustível

Agora que passamos pelo básico no entendimento de combustíveis para ajudar na escolha mais adequada para seu veículo, seguimos com algumas dicas para economizar combustível, que se aplicadas, podem fazer diferença no bolso a longo prazo.

Não acelere ou freie bruscamente

Para os apressados que adoram pisar fundo no acelerador, a queima desnecessária de combustível é certeira, principalmente ao arrancar no sinal. O prejuízo não se limita aos gastos com o combustível, mas se estende ao desgaste de partes do carro ou moto e até risco de acidentes em freadas bruscas.

A melhor forma de economizar tanto no combustível como na vida útil do veículo é sendo paciente e prevendo situações no trânsito: um motorista atento e prudente freia com antecedência e pisa no acelerador apenas o suficiente para movimentar o veículo sem excessos.

Abasteça apenas com combustível de qualidade

Fique atento à qualidade do combustível no qual você abastece o seu veículo. Infelizmente existem postos que agem de má fé e alteram a substância podendo causar danos e prejuízos para o dono do carro ou moto. Desconfie de postos que vendem combustível a um valor muito abaixo do mercado.

Por lei, é permitido misturar gasolina com etanol, desde que o último tenha uma porcentagem inferior a 27% de quantidade no combustível. Se esse limite não for respeitado, é possível que a mistura cause problemas no veículo.

Use ar-condicionado com moderação

Quem não gosta de passear com a temperatura interna do carro fresquinha, ainda mais no verão? O problema acontece quando o ar-condicionado ligado é responsável por um gasto maior de combustível. Com os valores altos nas bombas dos postos, realmente compensa?

Moderar o uso de ar-condicionado pode significar uma economia significativa no saldo final de gastos com combustível. Se seu objetivo é diminuir gastos, então essa é uma boa medida a se tomar.

Mantenha a manutenção do veículo em dia

Realizar a manutenção do veículo periodicamente é uma das melhores formas de  economizar combustível, pois esses gastos mesmo sendo imperceptíveis, a longo prazo podem representar uma diferença significativa no orçamento.

Um dos itens mais importantes para garantir o bom funcionamento e a economia de combustível é a calibragem correta dos pneus do veículo. Pneus murchos tendem a consumir mais gasolina ou álcool porque atritam mais com a pista e não sustentam corretamente o peso do veículo contra o chão.

Quando as peças do veículo estão próprias para uso, sem desgastes e propriamente alinhadas, elas ajudam o sistema todo a fluir sem demandar esforço de outros componentes.

Atente-se ao trocar as marchas

Aprenda a identificar o momento de avançar a marcha de acordo com a faixa ideal de rotação do veículo. Se prestarmos atenção, sentimos quando ao trocar a marcha ela não parece “encaixar” com o “ritmo” que o veículo está, e este é um sinal de que podemos retardar ou demandar mais do carro de forma desnecessária, causando um gasto de combustível.

Evite também colocar o carro em ponto morto nas descidas. Carros mais modernos com sistema de injeção eletrônica e inteligente “percebem” detalhes como trechos de descidas e ausência de aceleração adaptando o consumo de combustível de forma mais econômica.

Evite acessórios desnecessários

Sabe tudo aquilo que agregamos ao veículo mas que não tem necessidade ou coisas que carregamos mas que não tem muita serventia? Pois é. Tudo isso acumula peso extra no veículo de forma desnecessária, e esse excesso acaba demandando mais esforço do próprio veículo para se locomover, acarretando consequentemente em um gasto maior de combustível.

Ao viajar ou usar o carro para se locomover, se questione se aquele objeto específico ou se uma mala extra é realmente necessária. Caso não seja, desapegue de levar determinado objeto e deixe-o em casa.

Apesar de parecer que essas dicas para economizar combustível não fazem tanto efeito, na soma total dos custos com combustíveis elas podem fazer a diferença no longo prazo. Cuide do seu veículo realizando manutenções, dirigindo de forma prudente e utilizando os melhores produtos para seu funcionamento, tanto para aumentar a vida útil do veículo como evitar também gastos excessivos com o combustível.

Gostou do nosso conteúdo e conhece mais dicas de como economizar combustível? Comente no post e conte sua experiência!