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Conquistar a carteira de motorista é uma vitória, já que dirigir traz mais independência, agilidade e praticidade para nossas vidas. Se sentimos que dirigimos bem, ficamos ainda mais orgulhosos.

Entretanto, fazer uma baliza ainda pode assustar muitos motoristas, independentemente do tempo de carteira. A manobra é geralmente temida e causa ansiedade tanto pelo medo de esbarrar em outro veículo e causar algum dano, ou simplesmente pelo constrangimento de não conseguir acertar a vaga de primeira – ou de segunda, ou de terceira…

Para ajudar você a contornar esse problema, listamos algumas dicas para fazer baliza e acertar a vaga. Continue no texto!

1. Regule os espelhos

Como primeiro passo para fazer uma baliza perfeita, regule os espelhos de forma que você tenha o campo de visão livre de ambos os lados e da traseira do carro. O uso de retrovisores é crucial para a orientação na hora de calcular mentalmente o espaço a ser utilizado pela manobra.

Não se esqueça de sinalizar a baliza para possíveis motoristas atrás de você, ligando a seta para o lado da vaga.

2. Alinhe o carro com o automóvel que está na vaga da frente

Essa é a mais importante de todas as dicas para fazer baliza. Se o alinhamento do veículo  estiver errado, chances são de que a baliza pode não dar certo.

Existem diferentes pontos para alinhar o carro ao veículo da frente. Um deles é parar paralelo ao veículo e alinhar a roda traseira com o para-choque traseiro do veículo da frente. Essa será a posição para entrar com o veículo na vaga.

3. Vire o volante de acordo com o lado da vaga

Uma vez que o veículo esteja alinhado, vire o volante completamente para o lado da vaga. Acelere um pouco e entre com o carro na diagonal dentro da vaga.

4. Use o retrovisor para se orientar

No momento em que o carro estiver entrando na vaga, o retrovisor vai servir para determinar quando parar o carro. É preciso deixar um pequeno espaço para o alinhamento do veículo na vaga, por isso, não cole a roda traseira no meio fio quando estiver realizando a manobra.

5. Alinhe o farol dianteiro com o para-choque traseiro do carro à frente

Além de utilizar o retrovisor para deixar espaço entre a roda traseira e o meio fio, é possível saber o momento de desvirar o volante ao alinhar o farol dianteiro ao para-choque traseiro do carro da frente. Assim que o alinhamento estiver feito, seguimos para o último passo.

6. Vire o volante no sentido contrário; coloque primeira marcha e ajeite.

Assim que o alinhamento do passo anterior estiver feito, basta virar o volante completamente para o lado oposto para acertar o veículo dentro da vaga. Para pequenos ajustes, engate a primeira marcha e ajeite o carro.

Vale lembrar que as dicas para fazer baliza que mencionamos funcionam para guiar a forma de fazer a manobra, mas pequenos ajustes podem ocorrer dependendo do tamanho do veículo. Justamente por isso, é importante ter paciência com seu processo de aprendizado e praticar! Com o tempo e experiência prática, você sentirá mais confiança e menos medo na hora de pegar o volante. 

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