Capa da postagem

Ter um lar para viver e morar é muito importante para todos nós. Nossa casa nos traz segurança, conforto e bem-estar. Estes fatores, no entanto, dependem também de algumas práticas e da forma que cuidamos de nosso imóvel no dia a dia. 

Com um pouco de atenção e pequenos reparos, a manutenção residencial pode ajudar a prevenir dores de cabeça desnecessárias, acidentes e tornar o ambiente mais bonito e seguro para toda a família. Confira a seguir 5 dicas de como realizar a sua manutenção residencial.


1. Limpe e confira a caixa d'água

Fazer a limpeza da caixa d'água periodicamente é uma forma de fazer a manutenção e é recomendado que seja feita anualmente. Uma forma de ficar atento à qualidade da água é prestar atenção a sinais como a sua tonalidade, presença de resíduos em filtros e de gostos diferentes no líquido. Esses podem ser sinais de que sua caixa precisa de limpeza.

Outra forma de garantir a manutenção na caixa, é verificar a estrutura e as tubulações, e se atentar a presença de trincas e furos que podem causar vazamentos.

2. Confira estruturas hidráulicas e elétricas

Outra maneira de garantir a manutenção residencial em dia é conferindo estruturas hidráulicas e elétricas. Como essas estruturas não estão visíveis e acessíveis, a forma de melhor localizar problemas elétricos e referente a vazamentos é observar a presença de alguns vestígios específicos.

O aparecimento de mofos e trincas na pintura ou parede podem indicar problemas hidráulicos. Ao detectar esses sinais, muitas vezes precisamos quebrar a estrutura para verificar tubos, joelhos e conectores e tomar as providências adequadas. No caso de  haver torneiras pingando, pode-se verificar a buchinha de vedação na parte interna e consertar o vazamento.

Já em estruturas elétricas, os indícios de problemas podem ser verificados quando surge algum mau contato ocasionando ineficiência no funcionamento de equipamentos, tais como luz piscando, aquecimento de fiação e de tomadas sem corrente.

3. Dê manutenção nos telhados regularmente

Manutenção de telhados é um dos pontos mais cruciais para evitar surpresas desagradáveis quando falamos de manutenção residencial. 

Na maioria dos casos, vazamentos aparentemente irrelevantes vão minando água e só se consegue identificar o problema quando ele se torna visível por meio de danos no interior do imóvel. O problema tende a se agravar principalmente em tempos de chuva e os prejuízos podem se tornar maiores do que um simples conserto no telhado.

Para evitar esse tipo de situação, confira periodicamente o estado da cobertura, principalmente as junções do término das telhas com as calhas e cumeeiras caso estejam presentes.

4. Elimine e previna mofos

Mofos em uma residência aparecem de forma silenciosa e gradual, e por isso é muito comum identificar a presença desse problema quando a situação já está mais avançada.

Como já foi mencionado, a manutenção periódica do telhado e das estruturas hidráulicas são práticas que afetam diretamente a presença de mofos.

Além dos cuidados básicos com a estrutura, uma ótima opção para evitar a aparição de mofo na residência é utilizar tintas e camadas que tenham impermeabilizante, tanto nas paredes, quanto nas lajes ou forros.

5. Pratique pequenos cuidados cotidianos

Além das ações de prevenção mencionadas anteriormente, é recomendado ficar atento a pequenas práticas e cuidados no dia a dia que fazem a diferença na manutenção residencial a longo prazo.

Medidas simples como colocar filtros em pias, ralos em saídas para esgoto e manter a limpeza em dia podem prevenir entupimentos e consequentemente vazamentos futuros. 

Na parte elétrica, fique atento para evitar colocar muitos aparelhos ligados em uma mesma tomada. A sobrecarga da corrente causa o superaquecimento dos fios condutores podendo representar risco de curto circuito.

O cuidado preventivo é de grande importância para manter o bom estado da estrutura da casa. Para isso, é preciso compromisso em realizar uma vistoria periódica com atenção e zelo.

Uma vez identificado algum problema, uma forma simples e prática de realizar consertos é contando com um seguro residencial que contempla serviços de reparos e manutenção residencial para manter a casa segura e bonita.

Gostou das dicas de manutenção do post e deseja contratar um seguro residencial? Confira nossas opções de planos e faça uma cotação com a gente!