Capa da postagem

A franquia de seguro é um dos principais pontos a serem avaliados no processo de contratação – afinal de contas, ela diz muito sobre a cobertura e quanto o segurado precisará pagar em caso de sinistro e pelo seguro em si.

Quanto menor a franquia, maior o valor a ser pago pelo prêmio do seguro e vice-versa. Mas, dependendo do seguro, pode ser que haja isenção de franquia, o que pode ser um ponto positivo para o segurado. Por isso, é importante conhecer bem como funciona a franquia para, dessa forma, escolher a que mais se adequa à necessidade e disponibilidade.

O que é franquia de seguro?

A franquia de seguro permite ao segurado pagar somente uma parte do prejuízo de um sinistro. Na maioria dos casos, existe uma coparticipação entre o segurado e a seguradora, onde o primeiro assume a responsabilidade por uma parte do prejuízo, enquanto a segunda assume pelo restante. Essa característica torna o seguro mais acessível ao segurado, pois o custo da franquia é geralmente menor que o custo do prêmio total do seguro.

Tipos de franquia de seguro

  • Franquia básica: também conhecida como franquia obrigatória. Essa franquia tem um valor maior, porém, o custo do seguro será menor. 

  • Franquia reduzida: usualmente, essa franquia tem um valor 50% menor que da franquia básica. Porém, o custo do seguro fica maior. 

  • Franquia isenta: quando o segurado não precisa pagar nenhum valor em caso de sinistro, pois a seguradora cobrirá todas as despesas. É necessária a contratação de uma cobertura à parte. 

Como e quando acionar a franquia de seguro?

A franquia é acionada quando o segurado registra um sinistro e é determinado que a seguradora pague a indenização. Para que isso aconteça, é necessário que o segurado tenha cumprido todas as obrigações previstas no contrato de seguro. Se houver alguma falha por parte do segurado, ela pode ser invocada como motivo para recusar a cobertura.

O passo a passo para informar o sinistro e pagar a franquia varia de acordo com a seguradora; mas, no caso da Scala Seguros, é responsabilidade da empresa tomar todas as providências e dar sequência junto à seguradora. 

Qual o valor da franquia de seguro?

O valor da franquia depende de fatores como o tipo de seguro contratado, o montante do prêmio e o valor do prejuízo

No caso de seguros empresarial, residencial e condomínio, o preço geralmente é estipulado em percentual do montante do prejuízo. Se um segurado contrata alguma das modalidades acima com uma franquia de 10%, ele será responsável por pagar 10% do prejuízo causado pelo sinistro, enquanto a seguradora cobrirá os outros 90%.

Por outro lado, o seguro de automóvel é afetado considerando a opção feita na hora da contratação do serviço. 

Falando em seguro para veículos, vale detalhar uma dúvida muito comum: a franquia é paga pelo segurado somente para atendimento de perda parcial do seu veículo. Em caso de acionamento do seguro para terceiros, o segurado não paga franquia – e também não paga franquia em caso de perda total, roubo ou furto do veículo. 

A franquia de seguro é uma maneira de permitir ao segurado pagar somente uma parte do prejuízo causado por um sinistro, e a melhor forma de você contratar um seguro com a franquia adequada à sua necessidade e disponibilidade é através de um especialista. 

Nós, da Scala Seguros, oferecemos o que há de mais completo e diversificado em serviços e benefícios capazes de garantir a sua proteção, do seu veículo e da sua casa, e acima de tudo, a sua tranquilidade em todos os momentos.

Entre em contato conosco e solicite uma cotação hoje mesmo. Nossa equipe está preparada para entender a necessidade do cliente e auxiliar na melhor opção de franquia a ser contratada no momento!