Capa da postagem

Assim que tiramos a carteira de motorista e estamos aptos a dirigir, a tendência é usarmos o carro para tudo e evitar andar a pé. Quando começamos com um carro novo, então, a ocorrência de problemas no veículo é tão pequena que nos acostumamos a simplesmente dirigir sem pensar em manutenções grandes e até mesmo sem muitas precauções.

Com o tempo, vamos adquirindo alguns vícios e deixamos de atentar para pequenas atitudes que são importantes para o bom funcionamento e desempenho do veículo na pista. Uma delas é evitar ao máximo dirigir com o tanque praticamente vazio – o que pode desencadear a pane seca, que ocorre quando o veículo para de funcionar devido à ausência de combustível.

Explicaremos os principais problemas decorrentes da pane seca e separamos algumas dicas para lidar com o problema. Continue no texto!

Segurança do trânsito em risco

Se uma pane seca acontecer em uma via rápida e o carro simplesmente parar de funcionar, o risco de batidas é grande e problemas graves podem vir disso. A situação se complica ainda mais se a velocidade do veículo estiver alta: danos no seu carro podem acontecer devido à falta de controle sob o automóvel, e acidentes que colocam em risco a segurança de outros motoristas e passageiros também podem ocorrer.

Em lugares com grandes chances de engavetamento de veículos, como avenidas e rodovias, é ainda mais importante tentar prevenir que essas situações aconteçam e peguem os motoristas de surpresa.

Penalidades que o motorista pode sofrer

Pane seca consiste em o veículo parar completamente por falta de combustível: isso já sabemos. Mas quais as consequências disso? O prejuízo de ter o carro parado em uma via chega tanto na cobrança de multas como no valor do reboque contratado, caso não esteja na cobertura do seguro automóvel. Melhor evitar, certo?

Eventual queima da bomba de gasolina

A bomba de gasolina é localizada submersa no conteúdo do tanque. Idealmente, o tanque deve permanecer mais cheio do que vazio. Contando com o fato de que a bomba sofre aquecimento quando é utilizada, e que o combustível ajuda a dissipar esse calor, andar de tanque vazio pode causar aquecimento constante e a eventual queima da bomba.

Dicas de como proceder caso a pane seca aconteça

A melhor forma de evitar o problema é se prevenir. No entanto, caso a pane seca aconteça, o primeiro passo a se tomar é sinalizar a via propriamente, colocando o triângulo a trinta passos do veículo, galhos de árvore na via e ativar o pisca alerta. Vale lembrar que é importante tentar ao máximo não parar em curvas, pois as mesmas possuem pontos cegos.

Em seguida, acione o seguro ou contrate um serviço de reboque de confiança para remover o veículo da via. Se existir um posto de combustível que esteja relativamente próximo, é possível comprar e transportar uma quantidade do próprio combustível para abastecimento paliativo. 

É importante lembrar que, para transportar combustível, é preciso recipiente apropriado e aprovado pelo INMETRO, que visa dar segurança e evitar acidentes no transporte dos inflamáveis.

Evitar a pane seca é infinitamente mais fácil do que lidar com as consequências dela. Não deixe o tanque vazio, abasteça em postos de confiança e para evitar esquecimento, mantenha sempre atenção à luz de reserva. A prevenção desse tipo de problema é simples e fácil de manter!

Já passou ou conhece alguém que enfrentou uma pane seca? Deixe um comentário contando sua experiência e como você resolveu o problema!