Capa da postagem

Zelar pela segurança do nosso lar é imprescindível para se ter tranquilidade no dia a dia, e a contratação de um seguro imóvel é a melhor forma de garantir que sua residência e seus bens estão devidamente protegidos contra riscos adversos.

Um seguro de imóvel pode oferecer proteção para uma residência contra acidentes graves (como incêndios ou raios) por meio de consertos ou de um valor indenizatório. Para casos menos drásticos, é possível também contratar um plano com cobertura de reparos para pequenos danos. De qualquer forma, o objetivo de se ter um imóvel segurado é contar com suporte financeiro e prestação de serviços para qualquer imprevisto que possa surgir.

Sabe o que é melhor? Seguros são mais baratos do que as pessoas imaginam! Além disso, o valor dedicado ao pagamento de um seguro ajuda o proprietário a se livrar de dores de cabeça indesejadas caso haja alguma eventualidade. 

Vale lembrar que diferentes coberturas, assim como outros fatores, influenciam também nos valores informados na hora de contratar um seguro. Mas como esse cálculo funciona? Confira a seguir quais fatores são responsáveis pela variação do preço final da contratação.

O que interfere no valor de um seguro imóvel?

Os seguros de imóvel não possuem preço tabelado e, justamente por isso, cada seguradora tem liberdade para praticar os preços de forma independente – além, claro, das variáveis já mencionadas anteriormente. 

Fatores como o custo de reconstrução do imóvel, o propósito de uso, os bens que estão dentro dele e até os materiais utilizados na estrutura vão alterar o preço final do seguro, e a combinação dessas condições vai determinar se o valor final será mais alto ou mais baixo. Veja uma breve explicação de cada um desses itens a seguir.

Custo para a reconstrução do imóvel

É comum confundir o custo para reconstrução do imóvel com o valor de venda do imóvel, mas a realidade é que são dois parâmetros diferentes. Dos dois valores, apenas o custo para reconstrução é levado em consideração no momento de determinar o valor do seguro e de sua indenização; afinal, a intenção é restaurar o imóvel original e a valorização não tem influência nisso.

Para ajudar a calcular o custo de construção de um imóvel, foi definido por lei o CUB/m2, – Custo Unitário Básico – que padroniza um valor de custo de construção e estima valores de obras ao longo do país. O cálculo pode ser feito com ajuda de um corretor para, assim, chegar ao valor final.

Coberturas adicionais

Ao contratar um seguro imóvel, existe a cobertura básica – que geralmente inclui proteção contra acidentes como incêndio, raio e explosões –, e também existem as coberturas adicionais, que podem ser contratadas para dar uma proteção extra, dependendo do que o dono do imóvel deseja segurar. 

Alguns exemplos de coberturas adicionais – também chamadas de complementares – são proteção contra roubo, inundações, quebra de vidro, desmoronamento, acidentes pessoais, e até pagamento de aluguel. 

Existe uma variedade de opções que podem ser adicionadas de acordo com as necessidades do contratante.

Tipo de imóvel e sua localização

O tipo de imóvel é o primeiro item a ser considerado ao fazer a cotação de seguro. Apartamentos naturalmente apresentam valores de seguro diferentes daqueles que se referem a uma casa, por exemplo. 

A localização também é levada em conta na hora de fechar um valor de seguro. Quanto é o índice de roubo no bairro em que a residência se situa? O imóvel está mais exposto ou mais protegido?

Outro aspecto que é considerado ao cotar seguro para um imóvel são as características da construção. Que tipo de material foi usado na residência? Ela é feita de alvenaria? Madeira? Está mais suscetível a incêndios? Todos esses fatores influenciam o fechamento do preço final.

Assistências

Um seguro imóvel pode incluir também assistências em sua cobertura. Serviços de reparos para danos mais recorrentes do nosso dia a dia, como problemas no encanamento,  rede elétrica, e até chaveiro, podem ser contratados mediante valor adicional. 

A maior vantagem dessa contratação adicional, é contar com suporte 24 horas e ter uma lista de profissionais de confiança recomendados pela corretora, que ajudam a poupar tempo e resolver problemas de forma mais rápida, ágil e segura para sua família.

Itens do imóvel

Não é apenas a residência por si só que interfere no valor final de uma contratação de seguro. Em uma casa, por exemplo, são consideradas outras partes complementares ao imóvel para chegar ao valor final do seguro: entram nessa lista garagem, piscina e até anexos à construção. 

Outros itens que podem ser considerados são os objetos que fazem parte da residência,  como mobiliário e aparelhos eletrodomésticos, por exemplo. É possível segurar todo o conteúdo da casa ou apartamento, até objetos específicos de alto valor e, no caso de subtração ou dano, pode-se receber um valor indenizatório já pré-acordado.

Uso do imóvel

É preciso especificar também qual a finalidade do imóvel. Na maioria dos casos, o uso vai se resumir a residência familiar, mas existem proprietários que buscam o seguro para proteger imóveis que têm como finalidade o aluguel, e até para receber hóspedes, por exemplo.

Esses casos estão sujeitos a mais danos, visto que pessoas diferentes apenas estão de passagem na residência e nem sempre zelam pelo seu cuidado. Cada caso terá suas especificidades, e esse fator tem grande influência no valor final da contratação.

Existem vários pontos para se considerar, mas não é tão complicado de entender, certo? A forma mais simples de pesquisar preços é cotando o seguro diretamente com o corretor de seguros. Com o suporte do agente, fica mais fácil entender as demandas do imóvel e encontrar uma opção que atenda as necessidades do contratante. É fundamental ter alinhamento entre as  partes envolvidas, das expectativas de custo do serviço, e entender as especificações da contratação e da apólice.

Ao contratar um seguro, leve em consideração a reputação da seguradora e a agilidade no atendimento. Aqui na Scala nossa equipe oferece uma variedade de coberturas para proteger sua residência, além de atendimento 24 horas e qualidade no serviço prestado. Converse com um de nossos corretores e descubra a melhor opção de seguro imóvel para você!

Gostou do conteúdo do nosso post? Conheça os serviços da Scala e descubra mais detalhes sobre nosso seguro residencial